Bem-vindo ao Site da OAB | 05 de Outubro de 2024

Audiência pública do TRT23ª: Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2025 é realizada na OAB Sinop

Publicado em 03 de Julho de 2024 ás 17h 50

A Ordem dos Advogados do Brasil - 6ª Subseção sediou, na terça-feira (02), a Audiência pública sobre Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2025 promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso. A equidade racial no Poder Judiciário foi a principal proposição da audiência pública e pode se tornar uma meta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no próximo ano.

Os trabalhos foram coordenados pela presidente do Tribunal, desembargadora Adenir Carruesco, no qual deu ênfase no principal ponto da audiência. “O foco é garantir maior equidade racial. Sem essa equidade, não há como desenvolver um país verdadeiramente democrático e justo para todos”, destaca a presidente do TRT.

Caso aprovada, a proposta integrará o compromisso dos tribunais brasileiros com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional. A nova meta estará ao lado das demais, tipicamente processuais, definidas anualmente: estimular a conciliação, julgar mais processos que os distribuídos e reduzir a taxa de congestionamento.

Durante a audiência, também foram apresentados dois projetos estratégicos do TRT: o Guidance, uma ferramenta de governança utilizada por grandes empresas, e o Justiça Ativa pela Equidade Racial (Jaer).

Em sua fala, a presidente da OAB Sinop, Xênia Guerra, parabenizou o TRT pela atuação exemplar e pela celeridade no atendimento das demandas capitaneadas pela advocacia, destacando que a classe também sempre se colocará à disposição para atender da melhor forma possível o Judiciário.

Participaram pela OAB-MT a presidente Gisela Cardoso, a conselheira estadual Roberta Borges e o presidente da Comissão do Agronegócio da OAB-MT, Rodrigo Gomes Bressane.

Pela OAB Sinop, a presidente, Xênia Guerra, vice, Reginaldo Monteiro, secretária-Geral, Daline Bueno, o ex-presidente da OAB Sinop, Fernando Ulysses Pagliari, o ex-presidente e atual conselheiro estadual, Eduardo Chagas, a presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Andreia Romfim.

A escolha de Sinop para a realização da audiência pública deve-se à grande importância socioeconômica da região, uma das que mais cresce em Mato Grosso. Os debates ocorreram no auditório da 6ª Subseção e contaram com a participação de representantes do Executivo, Legislativo, Judiciário e União das Entidades de Sinop.