CDM Sinop realiza visita na delegacia da mulher
A comissão do direito da mulher, da OAB Mato Grosso 6ª subseção Sinop realizou na manhã desta quinta-feira uma visita a delegacia da mulher. O encontro também contou com a presença da doutora Xênia Artmann Guerra, Vice-presidente da CAAMT. O delegado responsável pelos atendimentos, doutor Sérgio Ribeiro, apresentou para a comitiva todas as instalações voltadas ao atendimento das mulheres. Ele ainda agradeceu a parceria e apresentou novas demandas para o trabalho em conjunto entre as instituições trazendo melhorias no atendimento das vítimas de violência doméstica.
“Muito importante nós estarmos sempre trabalhando unidos para que juntos possamos realizar melhor atendimento a obra e Sinop faz um importante trabalho de conscientização das vítimas e também da sociedade, a respeito sobre o que é a violência contra a mulher, facilitando com que as vítimas realizem os registros de ocorrência e também com que testemunhas colaborem para o combate deste crime”, observou o delegado.
Além das conquistas atuais a instituição trabalha em parceria com a delegacia para trazer para o município de Sinop o botão do pânico, essa tecnologia é extremamente importante para a segurança das vítimas de violência.
“Nós estamos muito felizes com essa nova estrutura, mas também precisamos focar os nossos esforços em trazer mais ações preventivas educacionais e ações que vão fortalecer o enfrentamento da violência contra a mulher, nós já temos o aplicativo que auxilia nessa missão pronto, agora precisamos trabalhar para trazer o botão do pânico para Sinop, garantindo ainda mais respaldo às vítimas que sofrem ameaças”, lembrou Xênia.
A presidente da Comissão de direito da mulher, Cintia Belini, ressaltou que com a pandemia os casos de violência contra a mulher aumentaram consideravelmente.
“O nosso trabalho precisa sempre ser intensificado para que as mulheres saibam onde, com quem e quando falar sobre o que estão passando e tendo essa segurança que serão atendidas saberão que podem sim sair desta violência”, ressaltou.
Ainda durante o encontro, as advogadas ressaltaram a necessidade da inclusão de uma equipe multidisciplinar com assistente social e psicóloga na delegacia, para o atendimento mais humanizado. Para os próximos passos, a equipe irá formalizar um documento com as novas reivindicações e melhorias.
“Nós precisamos sempre estar unidos neste enfrentamento e o nosso papel enquanto instituição é dar voz as demandas também estruturais destes espaços, para quer eles tenham as melhores condições de dar um atendimento melhor às vítimas’, finalizou Belini.
ENDEREÇO
Av. das Figueiras, 6021 - Aquarela das Artes, Sinop - MT, 78555-449
Horário de Atendimento
De Seg. à Sex. das 08h00 às 11h00 e 13h00 às 18h00
Contatos
(66) 98419-0397
secretaria.sinop@oabmt.org.br