Direitos Fundamentais do Trabalhador é tema de palestra realizada pela OAB Sinop
A Comissão de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil, 6° Subseção de Sinop, realizou nesta quarta-feira (08), diversas palestras no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) campos de Sinop. O principal objetivo foi explicar para os alunos do 3° ano de ensino médio da Escola Estadual Enio Pipino os Direitos Fundamentais do Trabalhador.
Essa foi uma das ações que serão realizadas durante o “Maio do Trabalhador”.
Dentre os palestrantes estavam; o presidente da Comissão de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, John Lincoln o advogado Pedro Henrique Carneiro e as advogadas, Nathalia Alexandre Ramos e Meiriele Druzian de Souza, ambos membros da Comissão de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.
O presidente destacou que OAB além de ser uma entidade de classe é uma instituição que faz parte da sociedade civil organizada, por esse motivo tem como dever disseminar a informações sobre os direitos prescritos na constituição.
“Nossa Comissão juntamente com a diretoria, estudou a possibilidade de realizar o mês de maio dedicado aos trabalhadores. Além de abranger os advogados os eventos proporcionarão atividades para o público no geral”, contou.
John ressaltou que as pautas escolhidas foram analisadas para que causasse impacto e beneficiasse os trabalhadores. Ele lembrou também que o jovem ganhou um destaque especial, para que sejam inseridos no mercado de trabalhos com informações, auxiliando assim o seu desenvolvimento.
“Nós levamos o direito ao jovem. Esses eventos são realizados pensando na máxima de que eles são o futuro do nosso país. É extremamente importante aprenderem hoje a cobrar os seus direitos. A constituição e as leis foram criadas para serem respeitadas”, pontuou.
A advogada Nathalia Alexandre Ramos, também ressaltou que o intuito das palestras são de fornecer o conhecimento para os estudastes sobre os direitos fundamentais, ressaltou também que um cidadão informado dificilmente cai nas fraudes cometidas no mercado de trabalho.
“A ideia é passar para essas adolescentes informações sobre os direitos básicos do trabalhador. A OAB se preocupa com ausência de informação que os trabalhadores possuem, então durante todo esse mês a nossa comissão estará realizando palestras nesse seguimento. Visamos não só informar os direitos, mas também os deveres escritos na constituição”, aclarou.
Já a palestrante Meiriele Druzian de Souza afirmou que é de suma importância estar realizando esses eventos para os alunos de ensino médio, em especial porque muitos deles estarão ingressando agora no mercado de trabalho.
“A constituição aplica diretrizes para o trabalhador no qual ele não pode abrir mão. É essencial que empregador também fique em alerta. Eu acredito que o período em que nós vivemos não nos permite esse desconhecimento, os colaboradores não podem ser lesados por conta da ausência de informação sobre os seus direitos”, ponderou.
O coordenador da Escola Estadual Enio Pipino, Ernandes Cervantes, contou que a iniciativa da Ordem é bem vista pela instituição e muito necessária para os alunos.
“Com certeza a iniciativa da OAB só traz benefícios para os estudantes, isso faz com que os nossos alunos do ensino médio tenham o conhecimento ampliado. O mais importante é que eles levam essas informações para os familiares que ficam aptos de seus direitos o que causa a garantia deles”, afirmou.
A adolescente, Raiane Batista de 17 anos, disse que se surpreendeu com os elementos esclarecidos pelos advogados.
“Eu me espantei com as explicações, principalmente sobre os salários. Já trabalhei diversas vezes e somente durante a palestra percebi que muitos dos meus direitos foram infligidos. Agora sinto que tenho informações para cobrar mais”, assegurou.
No entanto o jovem, Luiz Guimaraes de 18 anos, confessou que iniciou sua vida ativa no mercado de trabalho recentemente. Ele afirmou que o conteúdo que aprendeu, trouxe uma visão necessária para que ele possa se desenvolver com êxito em sua jornada.
“Estou atualmente trabalhando é a primeira vez que eu assino a minha carteira de trabalho. Durante a ação eu descobri que existem muitos benéficos para o trabalhador. Agora eu tenho conhecimento para cobra-los na instituição em que eu trabalho. Eu sei dos meus direitos e não vou perde-los”, concluiu.
ENDEREÇO
Av. das Figueiras, 6021 - Aquarela das Artes, Sinop - MT, 78555-449
Horário de Atendimento
De Seg. à Sex. das 08h00 às 11h00 e 13h00 às 18h00
Contatos
(66) 98419-0397
secretaria.sinop@oabmt.org.br