Bem-vindo ao Site da OAB | 19 de Setembro de 2024

Diretores da 6ª Subseção entregam novo equipamento para a sala da OAB e realizam visita às instalações da Penitenciária de Sinop

Publicado em 18 de Setembro de 2024 ás 17h 44

A Ordem dos Advogados do Brasil, 6ª Subseção de Sinop, por meio de diretores e membros das comissões temáticas realizaram, ontem (17), a entrega de um novo computador doado pela Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso para a sala da OAB na penitenciária. Após a entrega, os diretores também realizaram uma visita às instalações da Penitenciária de Sinop.

Durante a visita, a presidente da OAB Sinop, Xênia Guerra, destacou a importância da melhoria das condições de trabalho para advogados(as) e comentou sobre as constantes melhorias observadas no local. "Toda vez que visitamos a penitenciária somos surpreendidos positivamente com a ampliação dos espaços e melhorias não apenas estruturais, mas operacionais também", afirmou.

A atual estrutura da penitenciária foi detalhadamente verificada pelos presentes, que conheceram as instalações dos parlatórios, raios, salas de audiência, bloco de saúde, dentre outros espaços. A penitenciária contava, 464 vagas distribuídas em seus 5 raios, com uma população carcerária de 890 privados de liberdade.

Além disso, a diretoria da subseção foram apresentados a nova estrutura da Penitenciária de  Sinop. No qual conta com 864 novas vagas, aumentando a capacidade atual para 1.328 vagas. Deixando assim a superlotação. Adicionando 02 novos raios de 432 vagas cada todo automatizado.

O diretor da Penitenciária, Policial Penal Adalberto Dias de Oliveira, destacou que a nova estrutura apresentada pela SESP em todo Estado “permitirá que Mato Grosso supere o problema da superlotação e promova segurança com maior eficiência", pontuou Adalberto.

O novo espaço da penitenciária também oferece uma estrutura humanizada, com salas de aula, áreas para práticas esportivas e ambientes automatizados. Essa configuração visa proporcionar maior segurança e dignidade ao cumprimento das penas. Além disso, a sala destinada ao atendimento de advogados e advogadas, que está em fase final, será climatizada e informatizada, garantindo melhores condições para os atendimentos.

A visita contou com a presença de Xênia Guerra, presidente da OAB Sinop, do vice-presidente Reginaldo Monteiro, do presidente da Comissão de Direito Penal, Adriano Bulhões, da vice-presidente Ana Maria Magro Martins, membro da Comissão de Prerrogativas, João Pedro Balestreli, membro da Comissão da Mulher Advogada, Vânia Rezende, e dos jovens advogados Felipe Rodrigues, Wendel Aguiar Pinto. Eles foram acompanhados pelo diretor da Penitenciária de Sinop, Adalberto Dias de Oliveira, e pelo policial penal Arnold Pacheco.