Estado de violência
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sinop (MT) informa que recomeçam as cobranças aos gestores ligados a segurança pública e a mobilização social em favor do combate a violência.
Todas as atitudes tomadas até hoje foram motivações de curta durabilidade, diante de fatos isolados de violência. Cada um com sua devida importância. Contudo, essa forma, a de inconformismo temporal, não serve mais.
A morte de Paulo Yugi Terao, o desaparecimento de Antônio Maronezzi, a morte inexplicada de Kairon Thiago Matos Ferreira e a facilidade com que agiram os assassinos de Eric Francio Severo, se concretizam na mais absoluta desordem pública.
Somem-se a esses casos os de menor repercussão na mídia e na opinião pública, envolvendo pessoas de menos poder financeiro ou relevância social, mas igualmente vistas por nós.
Está fácil ser criminoso em nossa cidade porque onde o estado não se faz presente cria-se um estado de calamidade. São os desocupados, de vida fácil, impunidade e penas brandas que estão à vontade. E nós, atrás das grades, alarmes e do medo. Que nos perdoem os conformistas, mas o preço do progresso não é esse. Está caro demais. Nós não o aceitamos.
A insegurança só cresce com a cidade se continuarmos permissivos, pouco operantes e mobilizados apenas em pequenos espaços de tempo.
A semana começa com essa manifestação pública, se estende pela convocação de reuniões, passará pela cobrança às autoridades constituídas e vai mexer com todos os cidadãos para que também se posicionem, além das opiniões e bravatas.
Caminhadas, camisetas, passeatas, discursos...venceram. É a atitude a arma que devemos empunhar. O tempo de maturação do atual governo do estado chega há seis meses e a nossa insegurança é a mesma. Bem como a nossa paciência.
Nosso desabafo está alinhado com a fé em Deus e a esperada atitude de homens de bem que pretendem um mundo mais justo.
Por Felipe Guerra – presidente da OAB Sinop
ENDEREÇO
Av. das Figueiras, 6021 - Aquarela das Artes, Sinop - MT, 78555-449
Horário de Atendimento
De Seg. à Sex. das 08h00 às 11h00 e 13h00 às 18h00
Contatos
(66) 98419-0397
secretaria.sinop@oabmt.org.br