Maurício Aude buscará melhorias nos serviços judiciários
O desafio de buscar mecanismo que alcancem a melhoria dos serviços judiciários foi abordado pelo presidente eleito da OAB/MT, Maurício Aude, em seu pronunciamento na solenidade de posse desta terça-feira (11 de dezembro) na sede da Seccional. “A lentidão da Justiça atrapalha e compromete o trabalho dos advogados, que necessariamente dependem de sua celeridade e efetividade para desempenhar seu mister e, mais que isso, trazer resultados práticos a seus constituintes”.
Maurício Aude ressaltou a importância da recente manifestação do futuro presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Orlando de Almeida Perri, que estava na solenidade, em reconhecer que mais de 80% dos processos não tramitam com a celeridade esperada e desejou que a aproximação com o Judiciário seja mantida como vem ocorrendo nos últimos três anos na do presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile Ribeiro, e do presidente do TJMT, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho. “A sociedade, maior destinatária dos serviços judiciários, precisa contar com uma prestação jurisdicional rápida, para que o senso de justiça seja restabelecido”, completou.
A criação do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público também foi abordada pelo presidente eleito, lembrando que contam com a participação e o apoio da advocacia brasileira e mato-grossense que buscaram e permanecem na defesa do seu fortalecimento.
“Estes Conselhos, cujas criações foram apoiadas pela Ordem dos Advogados do Brasil, pelos Magistrados e membros do Ministério Público comprometidos – que diga-se oportunamente são a ampla maioria – e pela sociedade como um todo, tem um fim em si, qual seja o de fortalecer o Ministério Público e o Poder Judiciário, com vistas a trazer benefícios para o cidadão, que é efetivamente o destinatário final dos serviços públicos que devem ser prestados com eficiência. Nosso constante apoio, pelo fortalecimento de órgãos tais quais os mencionados, é compromisso inafastável que firmamos, pelo bem da advocacia, pelo bem das instituições e em favor da sociedade”.
A defesa das prerrogativas profissionais e do respeito aos honorários advocatícios foi um dos compromissos renovados e cujas ações serão ampliadas com o fortalecimento do Tribunal de Defesa das Prerrogativas, que nasceu de uma comissão temática da qual Maurício Aude foi presidente ao iniciar sua atuação junto à OAB/MT.
“A ofensa às prerrogativas fere de morte o amplo acesso à Justiça, posto que impede a ampla defesa do patrimônio, da liberdade e da honra da sociedade, se caracterizando como o mais repugnante atentado à democracia e à cidadania. É necessário, ademais, dar seguimento à luta pela valorização dos honorários advocatícios, inicialmente conscientizando o Poder Judiciário de que estes devem ser a contraprestação justa pelo trabalho desenvolvido pelo advogado. Ainda deparamos hodiernamente com sentenças que aviltam os honorários advocatícios, em claro desrespeito ao labor de advogados e advogadas de nosso Estado, com o que não podemos e não iremos transigir, colocando a Ordem à disposição daqueles que tenham a justeza da verba honorária relativizada”.
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt
Fonte: OAB/MT
ENDEREÇO
Av. das Figueiras, 6021 - Aquarela das Artes, Sinop - MT, 78555-449
Horário de Atendimento
De Seg. à Sex. das 08h00 às 11h00 e 13h00 às 18h00
Contatos
(66) 98419-0397
secretaria.sinop@oabmt.org.br