ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL
6ª Subseção de Sinop - Mato Grosso

Bem-vindo ao Site da OAB | 20 de Abril de 2024

OAB 6ª Subseção de Sinop abre mês do Agosto Lilás com palestra na Inpasa

Publicado em 02 de Agosto de 2022 ás 07h 46

A Comissão da Mulher Advogada da OAB Sinop promoveu juntamente com a Inpasa Brasil, na última sexta-feira (29), a palestra sobre o tema Agosto Lilás e Combate ao Assédio. A roda de conversa foi mediada pela presidente da Comissão da Mulher Advogada, Anne Vilande e debatida pelo ex-Presidente da OAB Sinop, Felipe Guerra, pela Juíza da 2ª Vara Criminal de Sinop Debora Caldas Pain e pela a advogada especialista em Direito do trabalho Andreya Bustamante. 

A Juíza Débora Pain elencou os estágios mais comuns de violência contra a mulher. “O ciclo de violência dentro do ambiente doméstico familiar está divido em três fazes, tensão, agressão e a fase da lua de mel. Sempre vai aumentando a intensidade e ao longo do tempo podendo chegar ao feminicídio, a violência mais extrema, o ato de um homem matar uma mulher por sua condição de gênero, pelo sentimento de posse".

Enquanto o advogado Felipe Guerra destacou a principal motivação para a continuidade das agressões. "A dependência econômica, esse é um fator decisivo, não raro as mulheres que conseguiram o afastamento com todos os benefícios que a Lei Maria da Penha concede, ainda sim ela retornar ao lar. Cria-se os jargões preconceituosos, mas na verdade ela não consegue prover seu sustento de forma independente, porque ela abdicou de sua vida profissional pelos filhos e agora não consegue depois de seus 35, 40, 50 anos, se reinserir no mercado de trabalho."

Debatendo também sobre o assédio, Andreya o descreveu como “condutas abusivas, vexatórias, humilhantes, que são perpetuadas ao longo do tempo naquele ambiente de trabalho, tudo que vai ferir a integridade física, psicológica. E vão acarretando uma situação que vai infringir aquele empregado a um sofrimento. Se você ver que está acontecendo isso com algum colega, tem que denunciar”, orientou.

A Comissão da Mulher Advogada também esteve representada pelas advogadas, Verene Deves e Márcia Bantle. Na oportunidade, os convidados aproveitaram para conhecer algumas das instalações da Inpasa Brasil em Sinop.

A OAB Sinop tem se dedicado em conscientizar a sociedade contra a violência doméstica e assédio. Em prol do Agosto Lilás, a Comissão da Mulher Advogada vem realizando parcerias com a imprensa e instituições para promover o diálogo durante todo o mês.

OAB | 6ª Subseção - Sinop/MT

ENDEREÇO

Av. das Figueiras, 6021 - Aquarela das Artes, Sinop - MT, 78555-449

Horário de Atendimento

De Seg. à Sex. das 08h00 às 11h00 e 13h00 às 18h00

Contatos

(66) 98419-0397
secretaria.sinop@oabmt.org.br