Bem-vindo ao Site da OAB | 26 de Abril de 2024

OAB Sinop conta com o “Plantão Prerrogativas”, canal exclusivo de comunicação para a defesa das prerrogativas profissionais dos advogados

Publicado em 20 de Abril de 2022 ás 16h 56

A garantia da livre e segura atuação da advocacia em Sinop ganhou mais um aliado, trata-se do “Plantão Prorrogativas”. Durante a solenidade de entrega de Certidões e Carteiras aos advogados, que ocorreu no dia 05/04/2022, a OAB 6º Subseção de Sinop lançou um canal exclusivo de comunicação entre os advogados e a Instituição, para a defesa das prerrogativas profissionais. A Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados recebeu um novo aparelho de telefone celular, com o nº (66)98436-0393, exclusivo para atender os advogados 24h por dia, em todos os dias da semana, inclusive nos finais de semana e feriados.

A presidente da OAB Sinop, Xênia Guerra, destacou que o advogado necessita ter segurança para que seu trabalho seja realizado da melhor forma possível e para que os cidadãos tenham seus direitos garantidos. “Sabemos que existem sérias dificuldades na atuação dos advogados, principalmente para o jovem advogado que ainda está se adaptando e entendendo como funciona o dia-a-dia da advocacia. Não podemos admitir qualquer medida que vise constranger ou intimidar os advogados na plenitude de seu exercício profissional e na tutela dos interesses do cidadão, valendo ressaltar que os advogados são indispensáveis à administração da justiça, de sorte que esse meio de comunicação é mais uma ferramenta à disposição dos advogados para quando precisarem da imediata atuação da Ordem dos Advogados do Brasil na defesa das prerrogativas dos advogados”, explicou.

Para o presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados em Sinop, Marcelo Segura, o novo aparelho de telefone celular é mais um canal de comunicação que vai possibilitar a imediata comunicação com o plantonista, e para que a Comissão de Defesa das Prerrogativas possa acompanhar e prestar o imediato atendimento ao advogado sempre que houver a violação das prerrogativas profissionais. “Nós estamos sempre em busca de modelos e soluções para que possamos garantir a plenitude do exercício profissional da advocacia e a tutela dos interesses dos cidadãos – que é quem mais perde sempre que o advogado é privado de seus direitos e prerrogativas -, valendo ressaltar que o advogado não está sozinho nessa nobre missão de garantir o devido processo legal. Essas e outras medidas continuarão sendo implementadas para que possamos melhorar sempre nosso atendimento”, detalhou.

As prerrogativas profissionais dos advogados, muitas vezes confundidas com privilégios ou como interferências inadequadas na atuação do Poder
Judiciário, do Ministério Público, das Polícias e demais Órgãos Estatais, constitui um importante conjunto de direitos e são fundamentais para a tutela das liberdades, da cidadania, e dos direitos dos cidadãos.