OAB Sinop participa de projeto de conscientização escolar
Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 6ª Subseção de Sinop, participaram nesta sexta-feira (31) das ações realizadas pela 7° edição do projeto ‘Bairro Integrado’ promovido pela secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar. Nesse primeiro período a instituição escolhida foi a escola de Educação Básica Municipal Armando Dias.
O objetivo da ação foi aproximar as forças de segurança pública dos cidadãos, fortalecer os vínculos entre o poder público, família, escola e comunidade, com o intuito de integrar e aumentar a confiança nas instituições para que possam se tornar referências positivas na visão das crianças e adolescentes, mostrando assim, que eles têm a possibilidade de um futuro melhor.
Entres as instituições participantes estavam a Polícia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.
As palestrantes e representantes da Ordem foram; as advogadas Laura Gabriela Balbinot dos Anjos e Anne Isabelle Vieira Vilande da Luz, ambos membros da Comissão de Direito das Mulheres. Os temas abordados foram referentes a Violência Doméstica.
“Cada Órgão ficou responsável por uma sala. No período da manhã atendemos a turma do 3° ano B do ensino fundamental. No início das palestras nós explicamos para as crianças, quais as funções dos advogados, as utilidades da Ordem e conversamos sobre a advocacia prevista na constituição. Nós visamos conscientizar as crianças e adolescentes, para que possamos quebrar o tabu imposto a cada nomenclatura”, ponderou a Advogada Laura Gabriela Balbinot dos Anjos.
Laura ressaltou ainda que as crianças quando são questionadas sobre as funções das instituições, respondem de maneira direta e exclusiva.
“Sempre que perguntávamos para que serve o advogado recebíamos a resposta de que era para soltar bandido ou defender criminosos. Então nossa proposta é ensinar para as crianças de maneira lúdica, de forma com que elas possam identificar a importância e as diversas funções de cada profissão”, pontuou.
Já sobre o tema escolhido para ser abordado, a advogada contou que as crianças precisam adquirir conhecimento sobre o que é considerado violência contra mulher e as grandes áreas de abrangência.
“Nós temos o intuito de divulgar para as crianças todos os riscos de forma clara e de acordo com a capacidade de entendimento delas o que pode ou não pode acontecer. Temos também o objetivo de plantar uma sementinha do bem, para que eles possam divulgar essas ações em suas casas”, concluiu.
ENDEREÇO
Av. das Figueiras, 6021 - Aquarela das Artes, Sinop - MT, 78555-449
Horário de Atendimento
De Seg. à Sex. das 08h00 às 11h00 e 13h00 às 18h00
Contatos
(66) 98419-0397
secretaria.sinop@oabmt.org.br