Bem-vindo ao Site da OAB | 23 de Abril de 2024

REUNIÃO COM DIRETORES E MAGISTRADOS DA JUSTIÇA FEDERAL

Publicado em 30 de Maio de 2022 ás 15h 00

Diretoria da OAB Sinop realizou na data de 16 de maio de 2022 reunião com os diretores e magistrados da Subseção Judiciária da Justiça Federal de Sinop/MT para alinhamento das demandas relacionadas a esta justiça especializada.

Na oportunidade foram discutidos assuntos de grande importância para o desempenho da atividade advocatícia e também para a sociedade, entre eles a retomada dos atendimentos presenciais, canais de atendimento aos advogados, forma de agendamento para atendimento com os magistrados, forma de pagamento dos créditos junto à União (RPV/Precatório), honorários advocatícios e também assuntos relacionados as perícias médicas realizadas nas ações promovidas em face do INSS.

A presidente Xênia Artmann Guerra falou sobre a importância da reunião com os magistrados e gestores, cujo objetivo é, através do diálogo levar e solucionar as demandas da advocacia.

Com relação aos pontos apresentados pela Diretoria, os magistrados mencionaram que, mesmo no período pandêmico, a prestação jurisdicional nunca foi suspensa. Somente as perícias médicas presenciais ficaram suspensas por um período aproximado de 60 dias. Após isso, mesmo com toda a força de trabalho à distância, as atividades jurisdicionais foram atendidas de forma integral, com adaptação das audiências e atendimentos que ocorreram normalmente, mas no formato virtual.

O juiz da Segunda Vara Federal, Dr. Marcel Queiroz Linhares afirmou que:

“Nos anos de 2020 e 2021, parte da força de trabalho foi deslocada a fim de que todos os processos que tramitavam em meio físico fossem digitalizados e migrados para o PJE. Por essa razão, a produtividade diminuiu sensivelmente, mas os trabalhos foram finalizados e hoje a vara já tem 100% do seu acervo de processos ativos tramitando em meio eletrônico, o que possibilita retomar o ritmo de trabalho.

A distribuição de processos nas varas federais de Sinop está entre as maiores do Estado do Mato Grosso.

A equipe vem constantemente empenhando esforços para que sejam baixados mais processos que os distribuídos anualmente, tanto que tem conseguido diminuir seu acervo apesar da alta distribuição, sendo essa, inclusive, uma das metas estipuladas pelo CNJ.”

Quanto ao retorno dos atendimentos 100% presenciais foi informado aos diretores da OAB que está previsto para o dia 01 de agosto de 2022.

Também participaram da reunião representando a advocacia a secretária-geral, Daline Bueno, a tesoureira, Laura Balbinot, o delegado da caixa de assistência Thiago Richoppo, a diretora da Caixa de Assitência, Cintia Belini, as conselheiras estaduais Mayara Weirich e Adriana Pommer, e o ex-diretor e conselheiro Henei Casagrande, presidente da comissão de Direito Previdenciário NatháliaGalvan e presidente da comissão de Meio Ambiente Gabriela Machiavelli. Representando os servidores o Sr. Fábio Paz Miranda e a Sra. Juana Mendes, além dos magistrados Dr. Murilo Mendes, Marcel Queiroz Linhares e André Perico Ramires dos Santos.