Bem-vindo ao Site da OAB | 18 de Setembro de 2024

TRIBUNAL DE ETICA SE REUNE EM SINOP

Publicado em 04 de Abril de 2011 ás 09h 00

A Presidente da 6º Subseção da OAB Sinop/MT, Soraide Castro, acompanhou a primeira reunião de 2011 da 15º turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MT, que foi empossada no ano passado.

Cinco conselheiros, sendo dois de Sinop, dois de Sorriso e um de Colíder fazem parte do TED são eles: Daniel Batista de Aguiar, Ulisses Duarte Junior, Mauro da Silva Andrieski, Joice Wolss Scholl e Héber Amilcar de Sá Stábile, que preside a Turma.

Nesta primeira reunião os conselheiros definiram a linha de atuação do TED que vai trabalhar nos processos com a maior isenção possível, avaliando caso a caso com cautela, para atender os denunciantes sem corporativismo, mas ao mesmo tempo para que também não cometam injustiças.

“Não queremos ser apenas punitivos, antes de qualquer coisa queremos ser muito orientativos, lembrando os colegas de nosso Código de Ética e a importância de uma atuação digna”, disse o presidente da 15º Turma do TED, Héber Amilcar de Sá Stábile.

Os conselheiros também definiram que vão realizar reuniões ordinárias mensais, sempre na última sexta-feira do mês. “Agora os processos estão no inicio, e não há necessidade de mais reuniões mas a medida que as audiências forem sendo marcadas teremos que nos reunir mais vezes”, explicou o presidente Heber.

“É importante para sociedade saber que temos o TED e que ela pode contar com ele e é importante para o advogado também, porque infelizmente existe sim o joio e o trigo e para não prejudicar os bons profissionais temos que fazer a separação e é ao TED que cabe esta árdua missão”, concluiu a presidente da 6º Subseção que completou, “Esperamos que nossa turma não tenha muitos processos mas se tivermos esperamos que as decisões do TED ajudem a melhorar ainda mais nossa profissão”.

O Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil é quem analisa e julga os procedimentos ajuizados contra os advogados e se ficar comprovado a falta de ética do profissional, este pode ser, desde advertido ou suspenso, até ser excluído da ordem, perdendo a carteira da OAB.

Fonte: Daniela Melhorança